Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

PGE-RJ inicia ­terceira edição do curso de atualização jurídica com 70 alunos cotistas

Programa de Acesso e Inclusão Social é voltado para bacharéis em Direito e será realizado ao longo de dois anos

A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) iniciou nesta terça-feira (18/09) a terceira edição do Programa de Acesso e Inclusão Social (PAIS-PGE). O curso é voltado para bacharéis em Direito que tenham renda familiar de até quatro salários mínimos e pertençam às cotas legalmente instituídas no Estado para o ingresso nas universidades públicas e para a participação em concursos públicos estaduais.

A primeira aula foi sobre Direito Ambiental, com o Professor Rômulo Sampaio, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sampaio é Doutor em Direito Ambiental pela Pace University, de Nova York, onde é Professor Adjunto. Além disso, é Professor Visitante da Georgia State University College of Law, em Atlanta, também nos EUA, e lidera o Grupo de Pesquisa de Direito e Meio Ambiente do CNPq no âmbito da FGV Direito Rio.

Após a aula, a Procuradora do Estado Nathalie Giordano, do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) da PGE-RJ, deu as boas-vindas aos 70 alunos aprovados no Exame de Seleção. Ela salientou que “os alunos agora são parte da PGE-RJ”, com livre acesso às bibliotecas e a todos os eventos, palestras e seminários promovidos pelo órgão. Explicou também que os alunos poderão acessar um aplicativo da Editora Fórum para a leitura de artigos e e-books sobre matérias relacionadas ao Direito.

Além disso, a PGE-RJ reservou 20 vagas para os que ainda não tenham carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no curso preparatório para o exame da OAB, também promovido pela PGE-RJ. Nathalie lembrou que “a Procuradoria tem muito orgulho do Programa PAIS-PGE, que já vem sendo replicado em outros Estados, como Bahia e Goiás”.

O Programa PAIS-PGE é um curso gratuito promovido pela PGE-RJ com duração de 24 meses. As aulas são às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, no edifício-sede da Procuradoria, na Rua do Carmo, 27, Centro do Rio. O conteúdo programático visa à atualização jurídica e capacitação dos bacharéis inscritos, com o objetivo de prepará-los para um melhor desempenho em seu futuro profissional, na área pública ou privada. Os alunos assistirão a palestras e aulas teóricas.

A PGE-RJ já promoveu dois Programas de Acesso e Inclusão Social, com a capacitação de 43 bacharéis em Direito. O primeiro PAIS-PGE foi realizado de 2014 a 2016, e o segundo, de 2016 a 2018.

  • Publicações5
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações60
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pge-rj-inicia-terceira-edicao-do-curso-de-atualizacao-juridica-com-70-alunos-cotistas/626743612

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)